O GOODYEAR AERO – UM PNEU PARA CARROS AUTÓNOMOS E VOADORES

A Goodyear apresenta, no 89.º Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019, que se realiza até 17 de março, o seu mais recente conceito de pneus. Trata-se do concept Goodyear AERO um pneu dois-em-um projetado para os carros autónomos e voadores do futuro. Este conceito funcionaria tanto como um pneu para dirigir na estrada quanto como uma “hélice” para voar pelo céu.

“Por mais de 120 anos, a Goodyear tem procurado obsessivamente inovações e invenções, em parceria com os pioneiros que impulsionam mudanças e descobertas nos transportes. Com as empresas de mobilidade de olhos postos no céu para dar resposta aos desafios do transporte urbano e do congestionamento, o nosso trabalho em arquiteturas e materiais avançados no que diz respeito ao fabrico de pneus nos levou a imaginar uma roda que poderia servir tanto como um pneu tradicional na estrada como serviria como um sistema de propulsão no ar”, sustenta Chris Helsel, diretor de tecnologia da Goodyear.

O concept AERO inclui vários recursos inovadores como:

Projeto Multimodal: O AERO é um conceito de rotor inclinado multimodal. Serviria como um trem de acionamento para transferir e absorver forças de e para a estrada numa orientação tradicional e como sistema de propulsão de aeronaves para fornecer sustentação noutra orientação. Com veículos capazes, a AERO daria aos futuros passageiros a liberdade de se moverem sem problemas da estrada para o céu.

Estrutura não Pneumática: Os raios do concept forneceriam o suporte para o peso do veículo e agiriam como pás do ventilador para fornecer sustentação enquanto o pneu estiver inclinado. Este pneu sem ar, único, utiliza uma estrutura não pneumática que é suficientemente flexível para amortecer choques ao conduzir na estrada e suficientemente forte para rodar às altas velocidades necessárias para que os rotores criem elevação vertical.

Propulsão Magnética: O concept AERO usaria a força magnética para fornecer propulsão sem fricção. Isto permitiria as altas velocidades de rotação necessárias quer para conduzir o veículo no solo equer para levantar o veículo e impulsionar para a frente.

Sensores Ópticos: O AERO usaria sensores de fibra ótica baseados em luz para monitorizar as condições da estrada, o desgaste dos pneus e a integridade estrutural do próprio pneu.

Inteligência Artificial: O concept também contaria com um processador AI integrado que combinaria informações dos sensores do pneu com dados da comunicação veículo a veículo e veículo-infraestrutura. O processador AI analisaria esses fluxos de dados para recomendar um curso de ação – permitindo que um veículo se adaptasse a um modo de vôo ou direção – e identificaria e resolveria possíveis problemas relacionados a pneus antes que eles acontecessem.

Enquanto o AERO é um projeto puramente conceptual, algumas das suas tecnologias, como uma estrutura não pneumática e capacidades inteligentes de pneus, estão a ser desenvolvidas pela Goodyear hoje, enquanto outras podem tornar-se a base para novas ideias e novos produtos no futuro.

Os conceitos da Goodyear destinam-se a desencadear um debate sobre os pneus e tecnologias de transporte para um novo ecossistema de mobilidade.

Descubra o concept Aero da Goodyear:

E como começou este projeto:

#TablierMagazine
Fonte: Goodyear

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